07/12/08

CHEGOU COM AS ONDAS DOS DESERTOS E OS BARCOS DAS FLORESTAS

Chegou com as ondas dos desertos trazendo o sal dos doces, os barcos das florestas, os peixes dos desertos e o tai-chi de outros planetas.
Vinha presa em redes de rias e trazia um homem com cara de mar. Ao abrir-lhe a porta ainda vinha com neve nos cabelos, o Sol nas mãos e um olhar de quem comeu desertos e de quem dormiu em florestas habitadas por deuses desconhecidos.
Falou de lugares nunca vistos e de sons interiores que a perseguiam em noites passadas com os deuses transparentes. E de muitas outras cores.
Abriu a caixa que disse conter os sonhos dos sonhos e contou-me:
Os sonhos são a verdade são como as florestas portanto ouve-me bem:
Quando as árvores penetram as raízes na profundezas da terra só procuram achar a Solidez,
O alimento e a tranquilidade.
Mas olha, já reparaste que as florestas são um conjunto de muitas outras coisas? Coisas como; A solidez do amor e a paz é só alimento de muitas ideias. Ideias vindas só destas coisas que existem. Um dia se caminhares dentro de uma verás que ali também existe o doce e o sal. E todas as outras coisas que te falei. Mas olha, tudo mas tudo é uno. Mesmo aqueles que fogem das florestas voltam sempre. E sabes porque? Elas estão sempre perto de nós mesmo quando as destroem elas renascem. E olha sei o que te digo.
E sabes porquê? Sou árvore. Mas não mas fiques triste eu e muitas outras florestas juntámos-nos e construimos uma nova floresta. E sabes como a construimos? É complicado mas é possível e nós conseguimos. Fomos ao fundo do fundo e redescobrimos as coisas que tantos e tantos outros já não encontram. Como a liberdade, o equilíbrio, os sonhos, a tranquilidade e o amor. E olha que nas florestas construídas por nós também moram ideias. Umas boas outras menos. Imagina o que seriam as florestas sem as árvores que as habitam . Agora que já descobriste o porquê desta floresta ser tão livre e solta.
Agora sim, vamos sorrir nesta floresta onde se dança a salsa.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Texto muito belo e de muita amplitude emocional!

Anónimo disse...

Incrível! Mais do que isso...porque o tanto que amo as árvores, fez-me sentir que foi escrito para mim. Claro que sei que não foi, mas mesmo assim gosto de imaginar que foi.Belo, mesmo muito belo! E por estranho que pareça, de vez em quando a deitar o olho aqui para o além-mar, e a ler-te, escapou-se-me esta floresta! Por agora vou parar. Amanhã, ou mais logo,vou ter que escrever aqui o quão feliz me senti ao ler este texto.