17/10/08

PORTUGAL SEM POBRES É COMO O MAR SEM PEIXES

O Jornal Público de hoje diz-nos que: Portugal é o país europeu que mais reduziu a pobreza.
Pois muito bem, matem-se os restantes 1,8 milhões de pobres desta coisa. E deixemos-nos de lamúrias! Portugal sem pobres é como o mar sem peixes. Nada!!
Quer Portugal agora a diminuição destas taxas de pobreza, mas afinal os pobrezinhos não fazem falta? Não pagam impostos? Não arrumam os carrinhos da malta? Não são a causa das nossas nobres causas?
Ora um país sem pobres não existe como país, nação ou outra coisa qualquer. Imaginemos o que cada um de nós faria sem os seus pobres? A criadagem fugia lá de casa, e os padeiros já se foram há muito, as beatas já não tinham os pobrezinhos nem os aleijados do comércio, os cegos começavam a ver como nós fazemos. E claro, punham-se a milhas. Os pobres gatos deixavam de ter acesso às espinhas das pobres velhas. Os pombos, coitados, morreriam de fome e claro, os padrecos, deambulariam por o céu em busca de alimento. Sim porque sem pobres não há deuses que se aguentem, nem santinhos que voem por aí.
Meus Senhores!
Foram os pobres que descobriram como a nossa riqueza é fantástica.
E agora quer a Europa acabar com estes visionários? Francamente! Ser pobre é óptimo! Cria resistências que mais tarde ou mais cedo lhes serão vitais. Estes seres são mais resistentes às doenças que nós. Sim que nós! Os pobres mesmo sem a nossa lareira e o nosso Cartuxa tinto. Resistem sempre mais, se não vejamos; Sendo a crise um fenómeno do diabo o melhor mesmo é voltar a ser mais católico. Enfim.... perdoai-me Senhor.
Mas Senhor! Ainda aí estás?

Sem comentários: